top of page
  • Foto do escritorCarlos Palmeiro

2020: Um olhar sobre 2019!

2020 sucede a 2019, o ano em que mais corri em toda a minha vida. Um ano memorável que me voltou a motivar para a reanimação deste blogue, dando continuidade à partilha de momentos e experiências sobre o meu - e nosso - "universo" da corrida.

Assim demonstro a mim próprio o quão continuo maravilhado com tudo o que a corrida, desporto simples e apaixonante, me tem oferecido!
XIII Memorial Francisco Lázaro, Lisboa 2019

Ao longo da minha vida fui tentando adotar desportos cuja pratica perdurasse no tempo e que fossem compatíveis com um quotidiano repleto de compromissos e solicitações das mais variadas naturezas. Foram os casos do ciclismo – concretamente o BTT – ou do futebol. Embora continue a apreciar e a praticar pontualmente ambos os desportos, a corrida é, de longe, a modalidade que me conquistou e me tem vindo a oferecer a necessária compatibilidade com os restantes aspetos do dia-a-dia, permitindo-me uma prática regular que potencie evolução. Além do mais, conhecem um desporto tão prático e fácil de realizar?

A corrida é assim a minha "companheira" desportiva há praticamente 5 anos. Ela, a corrida, não "fala" muito, mas a verdade é que mesmo no silêncio das passadas tem-me oferecido um admirável mundo novo!
VI Corrida da Golegã de São Silvestre, 2019

Para além do lado emocional da corrida, que em bom rigor já não me diz muito, é para mim essencial a definição de objetivos que me levem à superação. Objetivos concretos são fatores que me auxiliam a manter os necessários níveis de motivação. A parte analítica da prática da corrida é outro dos fatores que me tem estimulado e interessado.


Durante 2019 fui registando dados sobre todos os meus treinos e provas de corrida em que participei. A análise da minha performance, como nunca antes o tinha feito, permitiu-me um ano depois tirar ilações bastante curiosas, despoletando reflexões e considerações, como demonstrarei expondo e analisando alguns elementos.

2019: Foram 2635 quilómetros percorridos, cada um deles a um ritmo médio de 4 minutos e 52 segundos. Cerca de 213 horas em "passo apressado". 166000 calorias consumidas. Participação em 16 provas oficiais. Foram batidas marcas pessoais, várias vezes, nos 10km, na meia-maratona e na maratona.

A tabela seguinte resume os quilómetros percorridos, o tempo despendido a correr, o ritmo médio a que as distâncias foram percorridas e a estimativa de calorias consumidas ao longo dos treinos e provas:

2019 representou um aumento da carga de corrida de cerca de 20% em relação a 2018!

Fator importante para um ano diferente dos anteriores foi a minha ligação ao projeto Training The Online Distance, e a consequente orientação de treino do Ricardo Ribas. Evolução sem orientação, principalmente para alguém principiante na modalidade, resulta complicado, com este apoio aprendi a treinar e a considerar as minhas limitações. Resultou e recomendo!


Esmiuçando um pouco mais os dados referentes ao meu ano de 2019, resultam algumas considerações curiosas:


A totalidade de quilómetros percorridos em corrida correspondem, grosso modo, à distância que liga Faro a Amesterdão, passando por Bragança ... pela rota mais rápida!


Considerando que 1 quilograma de gordura pura corresponde a cerca de 7 mil calorias, ao longo de um ano “queimei” a correr qualquer coisa como 23 quilos de gordura!


Foram 9 dias a correr. 2,5% do ano foi passado a ... dar passadas.


Esperando um regresso breve à escrita neste blogue, desejo-te um 2020 com muita motivação para correr e evoluir na corrida.


Bons treinos, boas corridas, até breve!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page